Agência Panafricana de Notícias

Presidente tunisino decreta estado de emergência na região de Douze-Sul

Túnis, Tunísia (PANA) - O Presidente tunisino, Moncef Marzouki, decretou o estado de emergência na localidade de Douze-sul, na província de Kébili (centroeste da Tunísia), depois de confrontos entre as duas tribos da região, causando uma deterioração da situação de segurança nesta parte do país, anunciou o porta-voz do Ministério do Interior, Mohamed Laroui, num comunicado.

Segundo o comunicado, a circulação de pessoas e veículos é proibida de 08 a 22 de maio em toda a região.

Em aplicação da decisão presidencial, o governador de Kébili decretou recolher obrigatório na região de Douze-Sul das 22 às cinco horas a partir de quinta-feira à noite, com exceção dos casos de emergência e para os trabalhadores noturnos, precisou o porta-voz do Ministério do Interior.

Confrontos opuseram quarta-feira à noite tribos de Douze-Sul e de Ghlissia, durante os quais os beligerantes utilizaram pedras e fuzis de caça causando, até esta sexta-feira, 150 feridos, indicou.

As forças de segurança utilizaram granadas lacrimogéneas para pôr termo aos confrontos.

Unidades do Exército estão desdobradas para impedir a retomada das hostilidades entre as duas tribos em conflito.

O litígio concerne o direito de propriedade de terras numa das localidades da região onde uma campanha petrolífera francesa pretende realizar trabalhos de perfuração e de prospeção petrolífera.

-0- PANA AD/IN/BEH/MAR/TON 10maio2014