Agência Panafricana de Notícias

Presidente tunisino apela à reestruturação da dívida externa africana

Túnis, Tunísia (PANA) - A situação no mundo precisa mais de trabalho solidário e da união de esforços da comunidade internacional, defendeu quinta-feira o Presidente tunisino, Kaïs Saïed.

Falando ao vivo por videoconferência no Conselho de Segurança da Organização das Nações (ONU), por ocasião da cimeira sobre "a Governança global pós covid-19", Saied renovou o seu apelo à comunidade internacional para continuar a dar um apoio  necessário ao continente africano.

Também lhe pediu para ajudar o continente a desenvolver todo o seu potencial, graças à reestruturação da sua dívida externa, por forma, frisou, a contribuir para a realização das aspirações dos seus povos, com vista a mais segurança e estabilidade.

A seu ver, estas valências permitir-lhes-ão exercerem todos os seus direitos, nomeadamente os económicos e sociais.

O chefe do Estado tunisino renovou também o seu apelo para a adoção de uma nova abordagem baseada na segurança internacional, principalmente no reforço da cooperação e da sinergia entre os Estados e os povos.

Para ele, esta nova abordagem deve ser adotada também com bases humanas, a fim de promover a cooperação e criar um sistema internacional mais justo, capaz de fazer face à pandemia da covid-19 e a todos os outros desafios.

O Presidente tunisino salientou finalmente a importância de um trabalho comum para uma cooperação com as partes aderentes, a fim de trazer soluções para a crise sanitária e relançar os objetivos da agenda de 2030 sobre o desenvolvimento sustentável.

-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/DD 25setembro2020