Agência Panafricana de Notícias

Presidente togolês saúda papel de homólogo do Congo para paz na África do Centro e Oeste

Brazzaville, Congo (PANA) – O Presidente togolês, Faure Gnassingbé, louvou segunda-feira o papel do seu homólogo congolês, Denis Sassou N'Guesso, na pacificação da África Central e Ocidental, anunciou a Rádio Pública congolesa.

Pronunciando-se em Oyo, a mais de 400 quilómetros a norte de Brazzaville, no quadro de uma visita de algumas horas, sobre as crises que sacudem a África Central e Ocidental, Faure Gnassingbé desjou que fossem apoiadas todas as iniciativas concorrentes ao apaziguamento destas regiões.

A sua visita relâmpago ao Congo serviu para discutir com o seu homólogo Denis Sassou Nguesso sobre a próxima cimeira extraordinária da União Africana sobre a segurança marítima, prevista para 15 de outubro próximo em Lomé, a capital togolesa.

O objetivo desta cimeira é permitir ao espaço marítimo africano desempenhar plenamente o seu papel de catalisador do desenvolvimento económico de África que passa pela instauração duma estratégia de proteção que garanta a paz e a estabilidade.

Gnassinbgbé disse que, sendo o Congo a sede do Centro Regional de Coordenação da Estratégia Marítima, com o envolvimento do Presidente Sassou Nguesso, foi seu dever informar este último sobre os preparativos da organização da cimeira.

Declarou-se convencido de que o Congo vai dar o seu apoio para o êxito da tal cimeira.

Os dois interlocutores abordaram também as relações de cooperação entre os seus dois Estados, de acordo com a mesma fonte.

-0- PANA MB/JSG/MAR/DD 27set2016