Agência Panafricana de Notícias

Presidente tchadiano e Vice-Presidente da Líbia abordam situação no Níger

 Trípoli, Líbia (PANA) - O Vice-Presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Moussa Al-Kouni, e o Presidente do Chade, Mahamat Deby, mantiveram uma conversa telefónica para consulta sobre a actualidade e desenvolvimentos no Níger.

Durante a conversa telefônica na noite de terça-feira, o. Deby saudou as visões apresentadas pelo  Al-Kouni ao enviado especial do Presidente da República Federal da Nigéria, quando o recebeu em Trípoli na semana passada, disse um comunicado divulgado quarta-feira por o Conselho Presidencial da Líbia.

O Presidente Deby manifestou, segundo a mesma fonte, a sua vontade de tomar medidas concretas, tendo por base os vizinhos do Níger, que não são membros da Comunidade Económica da África Ocidental (CEDEAO), nomeadamente a Líbia, o Chade e a Argélia, assumindo os esforços de mediação no Níger, saudando o empenho da Líbia nas questões da região e de África, que se tem manifestado na vontade de desenvolver esforços concertados com os países vizinhos, no sentido de encontrar uma solução para a crise no vizinho Níger.

De sua parte, o  Al-Kouni disse que estava trabalhando em qualquer coisa que pudesse preservar a segurança do Níger e de seu povo e restaurar a legitimidade constitucional, sem levar a situação a um conflito armado, que poderia levar a uma tragédia humana.

Durante esta conversa telefônica, foi acordado continuar os contatos e tomar medidas urgentes para ativar imediatamente a mediação dos vizinhos do Níger fora da CEDEAO.

O Vice-Presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Moussa Al-Kouni, recebeu também, na terça-feira, o Embaixador da União Europeia na Líbia, José Sabadell, que afirmou o apoio continuado da União Europeia (UE) à Líbia até chegar a fase de estabilidade com o sucesso da operação eleitoral a que aspira o povo líbio.

Elogiou o esforço do Conselho da Presidência na resolução de muitas questões, entre as quais a abertura da marginal, e os passos dados no projecto de reconciliação nacional, que se encontra em fase avançada, e a sua unificação das instituições governamentais.

A audiência concedida ao embaixador pelo vice-presidente do Conselho Presidencial decorreu por ocasião do termo do seu mandato na Líbia, durante a qual elogiou a frutuosa colaboração que obteve do Conselho Presidencial ao longo do seu mandato, que contribuiu para o desenvolvimento de relações de cooperação entre a Líbia e a União Europeia, caracterizadas pela cordialidade e respeito.

Por sua vez, Al-Kouni elogiou o trabalho da missão nos dossiês de cooperação conjunta entre a Líbia e a União Europeia, nomeadamente no domínio do apoio à Comissão Eleitoral, segurança fronteiriça e dossiers de desenvolvimento.

O Vice-Presidente do Conselho da Líbia manifestou ao Embaixador votos de sucesso nas tarefas que lhe foram confiadas no futuro.

 

O diplomata europeu afirmou a continuação da cooperação da missão com o Conselho Presidencial, anunciando que iniciará os trabalhos no próximo período a partir da capital, Trípoli.

-0- PANA BY/IS/MAR 09 agosto2023