Agência Panafricana de Notícias

Presidente tchadiano aguardado em França

Paris, França (PANA) - O Presidente do Tchad, Idriss Déby, é esperado terça-feira em Paris para uma visita de trabalho suposta virar a página da recente divergência diplomática franco-tchadiana, soube a PANA de fonte oficial na capital francesa.

Segundo a Presidência francesa, o chefe de Estado tchadiano manterá quarta-feira à tarde no Palácio do Eliseu um encontro com o seu homólogo francês, François Hollande, com quem ele evocará as relações franco-tchadianas e as questões africanas, nomeadamente a crise maliana.

França, como a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), deseja uma participação das tropas tchadianas na força africana que deve reconquistar o norte do Mali ocupado desde março passado por grupos armados.

Adiada uma primeira vez por iniciativa de França, a visita de trabalho do Presidente Déby deverá permitir apaziguar as tensões diplomáticas entre os dois países.

O chefe de Estado tchadiano renunciou participar na XIV Cimeira da Organização Internacional da Francofonia (OIF) em outubro passado em Kinshasa, na RD Congo, para demonstrar o seu descontentamento sobre as hesitações do seu homólogo francês em o receber no Eliseu.

O Presidente francês exigia antes de um encontro no Eliseu um gesto do seu homólogo tchadiano no dossiê do opositor tchadiano Ibni Oumar Mahamat Saley, desaparecido em fevereiro de 2008 em Ndjamena em circunstâncias nunca elucidadas.

Após vários contactos diplomáticos entre as duas capitais, as posições aproximaram-se, permitindo programar novamente a visita de trabalho do Presidente Déby a Paris.

França, que dispõe no quadro da operação Epervier duma base militar de mais de mil homens em Ndjamena, não tem interesse em se zangar com o Tchad numa altura em que o país é cortejado para pôr a sua experiência de guerra ao serviço da luta contra os grupos islâmicos armados instalados no norte do Mali.

-0- PANA SEI/AAS/SOC/MAR/TON 04dez2012