Agência Panafricana de Notícias

Presidente tchadiano acusa Al Qaeda de recuperar mísseis na Líbia

Paris, França (PANA) – O grupo terrorista Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) aproveitou a pilhagem dos arsenais organizada pelos insurretos líbios para recuperar mísseis terra-ar que eles transferiram para o seu santuário de Ténéré, revelou o Presidente tchadiano Idriss Déby.

« Os islamitas aproveitaram a pilhagem dos arsenais na zona rebelde para se abastecer de armas, incluindo mísseis terra-ar, que foram depois exfiltrados aos seus santuários. É grave », advertiu Idriss Déby numa entrevista publicada esta segunda-feira pelo semanário "Jeune Afrique".

O Presidente tchadiano afirmou que os terroristas da AQMI estão a tornar-se no Exército melhor equipado da toda a sub-região graças aos bombardeamentos militares da coligação internacional liderada por França contra a Líbia.

« Estou certo a 100 porcento que a AQMI se abasteceu de armas na Líbia. Estou certo que a AQMI tomou uma parte ativa na insurreição na Líbia . Até que ponto ignoro », disse.

Sublinhou a forte proximidade entre o Tchad e a Líbia, garantindo que as relações entre os dois países ultrapassavam a sua personalidade e a do seu homólogo líbio.

« São relações entre povos irmãos, o que está a ocorrer na Líbia pode ter consequências no Tchad », disse o Presidente tchadiano.

-0- PANA SEI/JSG/FK/TON 28março2011