Agência Panafricana de Notícias

Presidente tanzaniano reafirma vontade de reforçar cooperação com Argélia

Túnis, Tunísia (PANA) - O Presidente tanzaniano, Jakaya Kikwete, sublinhou a vontade do seu país e da Argélia de reforçar as relações de cooperação bilateral em vários domínios, nomeadamente económico.

O Presidente tanzaniano, que falava domingo no termo duma reunião com o seu homólogo argelino, Abdelaziz Bouteflika, precisou que a visita que efetua à Argélia é "um êxito" sublinhando ainda a vontade das duas partes de instaurar uma cooperação mais sólida no domínio económico.

Qualificou estas relações bilaterais de "sólidas", lembrando que vários estudantes tanzanianos continuam os seus estudos na Argélia em diferentes especialidades, entre as quais a medicina e a engenharia, o que, a seu ver, "é uma contribuição da Argélia para o desenvolvimento da formação em matéria de recursos humanos" do seu país.

O Presidente tanzaniano salientou a antiguidade das relações históricas entre os dois países, lembrando que a Argélia e a Tanzânia figuram entre os "primeiros países que apoiaram movimentos de libertação em África", tendo acolhido numerosos combatentes africanos, dos quais Nelson Mandela, ex-presidente sul--africano.

Expressou também a vontade da Tanzânia de beneficiar da experiência argelina no domínio da energia e da formação dos quadros.

Sobre questões internacionais, Kikwete revelou que a Argélia e a Tanzânia trabalharam sempre para a paz e a estabilidade no continente africano e no mundo.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/DD 11maio2015