Agência Panafricana de Notícias

Presidente tanzaniano anula festa de aniversário da independência do país

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) - Os Tanzanianos celebrarão em dezembro próximo, o 54º aniversário da independência do país pelo trabalho em vez de festas, decidiu segunda-feira o Presidente John Pombe Magufuli, exortando o público a reativar o princípio original da nação de “Liberdade é Trabalho”.

« Todos os Tanzanianos deverão utilizar este dia, 9 de dezembro de 2015, para efetuar diferentes trabalhos nas fazendas, nos escritórios, nas indústrias e o mais importante é limpar os arredores das suas casas, os mercados e os locais de trabalho », declarou o Presidente tanzaniano num comunicado publicado pela Direção das Comunicações da Presidência.

Devido ao facto de que as festividades habituais neste dia comportam gastos de fundos públicos, ele indicou que as alocações reservadas a esta comemoração este ano deverão ser utilizadas para atividades que melhoram a vida da comunidade, em particular a luta contra a epidemia de cólera nos distritos afetados, as aquisições de equipamentos e de camas para os hospitais.

A partir da próxima data de aniversário, o Presidente Magufuli declarou que o dia será celebrado como um dia feriado com as festividades tradicionais.

A Tanzânia, antigamente Tanganyika, obteve a sua independência da administração colonial britânica a 9 de dezembro de 1961 e unificou-se com as ilhas ao largo do Oceano Índico de Zanzibar em abril de 1964 para formar a atual República Unida da Tanzânia.

-0- PANA AR/MTA/TBM/SOC/FK/IZ 24nov2015