Agência Panafricana de Notícias

Presidente sul-sudanês e líder rebelde prontos para negociações diretas

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O Presidente sul-sudanês, Salva Kiir, e o chefe rebelde, Riek Machar, são esperados em Addis Abeba para a sua primeira reunião à porta fechada desde a retomada dos combates no seu país em meados de dezembro último, soube a PANA quinta-feira.

O primeiro-ministro etíope, Hailemariam Desalegn, está pronto para acolher as negociações previstas para esta sexta-feira com vista a discutir sobre as diferentes questões que bloqueiam a resolução do conflito.

As discussões deverão sair do impasse sobre as questões chaves das negociações de paz em curso, incluindo uma proposta visando transformar o Sudão do Sul num Estado federal e a questão de saber se as negociações em Addis Abeba deverão conduzir a uma Constituição interina e a um novo Parlamento.

Os delegados do Presidente Salva Kiir às negociações facilitadas pela mediação da Autoridade Intergovernamental sobre o Desenvolvimento (IGAD) declararam que a prioridade será dada à cessação dos combates no Sudão do Sul.

Os representantes do chefe rebelde e ex-Vice-Presidente sul-sudanês, Riek Machar, que dirige uma rebelião armada contra o Governo deste mais novo país africano, sublinham que as negociações deverão desembocar num acordo sobre um Governo interino para instaurar um plano de reforma e uma nova Constituição.

As duas partes acusam-se mutuamente de beneficiar apoio armado das milícias no Sudão, indica-se.

-0- PANA AO/SEG/ASA/TBM/MAR/DD 09maio2014