Agência Panafricana de Notícias

Presidente sul-africano participa na primeira cimeira do G20 na Argentina

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, chegou esta sexta-feira a Buenos Aires, na Argentina, para participar, pela primeira vez, na cimeira do G20 prevista para o fim de semana.

Trata-se da sua primeira participação na reunião dos dirigentes mais ricos do mundo, enquanto Presidente sul-africano.

Ele faz-se acompanhar dos ministros das Finanças, Tito Mboweni, e da Cooperação e Relações Internacionais, Lindiwe Sisulu, e de outros membros do seu Governo.

Ramaphosa será o anfitrião de uma cimeira dos líderes dos BRICS à margem desta reunião do G20, devendo o seu país passar a Presidência em exercício daquele bloco ao Brasil, no próximo ano.

Acredita-se que o evento poderá ser eclipsado pela presença do príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Ben Salman, depois do seu suposto envolvimento no assassinato do jornalista Jamel Khashoggi, no mês passado, na Turquia.

A captura pela Rússia de marinheiros ucranianos numa zona marítima neutra deverá ser também um outro assunto "quente" durante o encontro.

O Presidente americano, Donald Trump, anulou a sua reunião com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, em sinal de protesto contra este incidente.

-0- PANA CU/VAO/NFB/IS/MAR/IZ 30nov2018