Agência Panafricana de Notícias

Presidente sul-africano no Congo Brazzaville

Brazzaville, Congo (PANA)- O chefe de Estado sul-africano, Jacob Zuma, chegou terça-feira de manhã a Brazzaville para participar no mesmo dia nas festividades comemorativas do 25º aniversário da assinatura do Protocolo de Brazzaville sobre a paz na África Austral, constatou-se no local.

À sua chegada à capital congolesa, Zuma foi acolhido pelo seu homólogo congolês, Denis Sassou Nguesso.

Desfecho dum longo processo de negociações, este Protocolo sobre a Paz na África Austral foi assinado a 13 de dezembro de 1988 entre a África do Sul, Angola e Cuba, sob a mediação dos Estados Unidos da América, na presença do Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso.

O acordo deu igualmente lugar à assinatura dos Acordos de 22 de dezembro de 1988 em Nova Iorque (Estados Unidos) sobre a paz na África Australabrindo assim a via à retirada das tropas cubanas e sul-africanas de Angola, à independencia da Namíbia em 1990 e ao fim do apartheid, quatro anos mais, na África do Sul.

Graças a este documento emergeu uma nova África do Sul com a libertação de Nelson Mandela, detido há 27 anos, e que foi, em 1994. eleito primeiro Presidente negro da África do Sul livre do apartheid.

-0- PANA MB/JSG/MAR/DD 11fev2014