Agência Panafricana de Notícias

Presidente sul-africano na reunião de grupo de contacto sobre RCA no Congo

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA)- O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, e a ministra das Relações Internacionais, Maite Nkoane-Mashabane, participarão sexta-feira em Brazzaville, no Congo, numa reunião do Grupo de Contacto sobre a República Centro Africana (RCA), soube a PANA de fonte oficial.

Em previsão a esta reunião, o Presidente Zuma declarou que a política estrangeira da África do Sul relativa à RCA continuava intacta, precisando que ele reconhece o Governo de transição neste país, com base no acordo de cessar-fogo assinado em janeiro de 2013 em Libreville, no Gabão.

No início deste ano, o Presidente sul-africano autorizou o envio de soldados à RCA, onde 13 militares sul-africanos morreram e 27 outros ficaram feridos a 23 de março último depois de terem sido atacados por combatentes rebeldes da coligação Séléka perto da capital centro-africana, Bangui.

Domingo, o Presidente Zuma recebeu em Pretória o primeiro-ministro da RCA, Nicolas Tiangaye, com quem ele discutiu sobre a situação neste país da África Central e a necessidade de restabelecer a estabilidade nele e em todo continente africano.

Este encontro segue-se a negociações diplomáticas intensas na Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), na União Africana (UA) e nas Nações Unidas sobre a situação política e de segurança na RCA.

-0- PANA CU/SEG/FJG/JSG/FK/TON 02maio2013