Agência Panafricana de Notícias

Presidente sul-africano na investidura de homólogo moçambicano

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, chegou esta quinta-feira a Moçambique para assistir à emposse do Presidente eleito moçambicano, Felipe Jacinto Nyusi.

A África do Sul e Moçambique têm laços históricos baseados na proximidade geográfica e no papel desempenhado por Moçambique na luta contra o regime do apartheid e a opressão colonial.

O Presidente Zuma partiu para Moçambique a partir de Luanda (Angola), onde ele escalou proveniente de Conakry (Guiné Conakry), para se avistar com o seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos.

Os serviços da Presidência sul-africana confirmaram que os dois chefes de Estado passaram em revista o estado das relações bilaterais entre Angola e a África do Sul e exprimiram a sua satisfação relativa ao reforço da cooperação provada pelo acréscimo dos volumes de intercâmbios.

Eles trocaram pontos de vistas sobre a situação de paz e segurança no continente africano, particularmente relativos ao desarmamento das Forças Democráticas para a Libertação do Rwanda (FDLR).

Jabo Zuma e José Eduardo dos Santos discutiram igualmente sobre a cooperação no contexto do mecanismo trilateral estabelecido entre Angola, a África do Sul e a República Democrática do Congo e sublinharam a necessidade de instaurar um quadro institucional permanente para coordenar o trabalho deste mecanismo.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/FK/TON 15jan2015