Agência Panafricana de Notícias

Presidente sul-africano na Cimeira da UA

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente Jacob Zuma vai liderar a delegação da África do Sul na 23ª sessão ordinária da Cimeira da União Africana (UA) que vai decorrer de quarta até sexta-feiras em Malabo, na Guiné Equatorial.

O Presidente Zuma vai fazer-se acompanhar pela ministra das Relações Internacionais e Cooperação, Maite Nkoana-Mashabane, pelo ministro da Defesa, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, pelo ministro da Segurança de Estado, David Mahlobo, pelo ministro para a Presidência, Jeff Radebe, pelo ministro da Agricultura, Águas e Florestas e Pescas, Senzeni Zokwana, pelo ministro dos Serviços Públicos, Collins Chabane, e pelo vice-ministro para os Serviços Públicos, Ayanda Dlodlo.

O Vice-Presidente, Cyril Ramaphosa, vai assegurar a presidência interina durante a ausência do Presidente Zuma.

O tema da cimeira é "2014 - Ano da Agricultura e Segurança Alimentar em África, Marcando o 10º Aniversário do Programa de Desenvolvimento Integrado da Agricultura Africana".

O estado da paz e da segurança em África, a instauração dos projetos da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD), o Mecanismo de Avaliação Interafricana, a posição africana comum sobre o programa de desenvolvimento pós-2015, bem como o relatório do Comité de Chefes de Estado e de Governo sobre a mudança climática figurarão na agenda das discussões durante a reunião.

"A Cimeira da UA vai igualmente deliberar sobra a conclusão do Quadro Continental da Agenda 2063", declarou o porta-voz do Presidente sul-africano, Mac Maharaj.

-0- PANA CU/SEG/AKA/JSG/MAR/TON 24junho2014