Agência Panafricana de Notícias

Presidente sul-africano homenageia jornalista herói de luta de libertação nacional

Cidade de Cabo, África do Sul (PANA) – O Presidente Cyril Ramaphosa homenageia o jornalista famoso e militante anti-apartheid, Hugh Lewin, falecido quarta-feira última, em Joanesburgo, vítima de doença prolongada.

Para o Presidente Ramaphosa, a África do Sul perdeu "um autor incrível e um valente soldado que lutou corajosamente pelos direitos humanos, pela justiça e pela liberdade que são as caraterísticas da nossa democracia".

Lewin, de 79 anos de idade, trabalhou como repórter em Natal Witness, Drum Magazine e The Golden City Post, tendo sido declarado culpado de sabotagem em 1966 e encarcerado pelo então regime do apartheid.

Após a sua condenação a sete anos de prisão, ele deixou a África do Sul e foi viver dez anos em Londres (Inglaterra) e dez anos no Zimbabwe.

Regressou à África do Sul aquando da libertação do país do apartheid, nos anos 1990, e tornou-se diretor do Instituto de Promoção de Jornalismo em Joanesburgo, tendo presidido também à Comissão Verdade e Reconciliação, enquanto membro da entidade.

–0– PANA CU/AR/NFB/BEH/CJB/DD 21jan2019