Agência Panafricana de Notícias

Presidente sul-africano felicita Donald Trump

Cidade de Cabo, África do Sul (PANA) – O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, associou-se, quarta-feira, aos dirigentes do mundo para felicitar Donald Trump, pela sua vitória nas presidenciais americanas de terça-feira.

Trump, que antes qualificou antes a África do Sul de « desordem organizada pela criminalidade que apenas espera explodir », vai tornar-se no 45º. Presidente dos Estados Unidos, derrotando a sua opositora democrata, Hillary Clinton.

Zuma indicou que a África do Sul esperava, com interesse, trabalhar estreitamente com a nova administração. Num comunicado, o porta-voz das relações internacionais, Clayson Monyela, declarou que « pretendemos reforçar as relações já fortes entre os Estados Unidos da América e a África do Sul”.

Contudo, Mmusi Maimane, o chefe do partido da oposição, a Aliança Democracia, descreveu a vitória de Trump como « um dia tristre para o mundo no seu todo ».

O célebre ator americano, Samuel L Jackson, que no ano passado afirmou que iria para a África do Sul se Trump fosse eleito, ainda não fez comentário.

-0- PANA CU/MA/AKA/BEH/MAR/IZ 09nov2016