Agência Panafricana de Notícias

Presidente sul-africano discursa a 8 de fevereiro sobre estado da nação, diz Parlamento

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O discurso sobre o estado da Nação será proferido a 8 de fevereiro corrente pelo Presidente sul-africano, Jacob Zuma, apesar dos esforços da oposição oficial, a Aliança Democrática, para o seu adiamento até que este último, muito contestado, seja substituído, anunciou o Parlamento sul-africano esta quinta-feira.

O Parlamento rejeitou da mesma maneira os apelos de outros partidos da oposição, nomeadamente os Combatentes pela Liberdade Económica (EFF, sigla em inglês), para uma moção de desconfiança contra Zuma seja submetida no mesmo dia em que o discurso sobre o Estado da nação será proferido.

Nos últimos anos, os discursos de Zuma sobre o Estado da Nação foram marcados por manifestações caóticas que culminaram, muitas as vezes, numa onda de violência.

Mais de um milhar de jornalistas de 140 órgãos da imprensa do mundo inteiro pediram acreditações para assistir ao discurso deste ano.

A presidente da Assembleia Nacional, Baleka Mbete, declarou que apenas 66 jornalistas poderão ser acreditados, acrescentado que o discurso sobre o Estado da Nação será dedicado à memória do ex-Presidente Nelson Mandela, que teria tido 100 anos este ano.

Apesar de Zuma continuar a ser o Presidente do país, ele já não é o líder do seu partido, o Congresso Nacional Africano (ANC, sigla em inglês), situação semelhante à que se encontrara o seu antecessor, Thabo Mbeki, em 2008.

-0- PANA CU/MA/FJG/JSG/FK/DD 1fev2018