Agência Panafricana de Notícias

Presidente sul-africano considera primeiro-ministro etíope "líder forte"

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, exprimiu a sua tristeza após a morte do primeiro-ministro etíope, Meles Zenawi, qualificando-o de "líder forte" que contribuiu para a resolução de numerosos conflitos no Corno de África.

"A África do Sul sempre considerou a Etiópia como um país de destaque do Corno de África. O primeiro-ministro Meles Zenawi foi um líder forte, não só para o seu país, mas no continente africano, atuando como medianeiro em numerosas negociações, particularmente na região do Corno de África", sublinha um comunicado presidencial sul-africano.

O texto indica que a África do Sul "continua persuadida" de que o vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros, Hailemariam Desalegn, que vai assegurar o interino em conformidade com a Constituição etíope, continuará a manter a estabilidade e a paz na região, com base na herança do primeiro-ministro Meles.

Meles estava doente nestes últimos quatro meses e estava em tratamento nestes últimos dois meses na Europa por causa duma doença não revelada.

Antigo combatente rebelde, Meles chegou ao poder em 1991 na sequência da destituição do então regime ditatorial de Mensguistu Haile Mariam.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/MAR/DD 22agosto2012