Agência Panafricana de Notícias

Presidente sul-africano condecora no Dia de Liberdade

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, celebrou sábado em Pretória o Dia de Liberdade, por ocasião do 19º aniversário da democracia na África do Sul, condecorando personalidades nacionais e estrangeiras merecedoras, constatou-se no local.

Entre outras personalidades, três professores da Universidade de Wits foram condecorados, recebendo a medalha da Ordem de Mapungubwe em reconhecimento das suas pesquisas na luta contra a transmissão do VIH/Sida da mãe para a criança.

Um professor universitário, Ridwaan Mia, recebeu a Ordem de Baobá pela sua excelente contribuição para o desenvolvimento da medicina e por ter dado de novo a esperança às vítimas de lesões devidas a queimaduras.

Berni Fanaroff, um deles, que pilota a candidatura da África do Sul à Radiotelescópica por Quilómetro Quadrado (SKA, sigla em inglês), recebeu a Ordem de Mapunguwe, em reconhecimento da sua excelente contribuição para a astronomia e pelo seu entusiasmo para a reputação da África do Sul que deverá acolher a maior e a mais sensível radiotelescópio do mundo autorizando uma área de cobertura total de cerca de um quilómetro quadrado.

"Entregamos hoje distinções honóricas a pessoas que se dedicaram generosamente para melhorar o rumo da humanidade e que contribuíram para elevar o nosso país ao nível das grandes nações ", afirmou o Presidente sul-africano.

O campeão olímpico de natação, Chad le Clos, e o lendário futebolista sul-africano Kaizer Motaung, a lado dum militante norte-americano dos direitos humanos, Jesse Jacksoon, fazem parte dos beneficiários destas distinções pela sua bravura, designadamente a Ordem de Mendi , a Ordem de Ikhamanga, a Ordem de Baobá , a Ordem de Luthuli, a Ordem de Mapungubwe e a Ordem dos Companheiro de Or Tambo.

-0- PANA CU/MA/ASA/FK/DD 28abril2013