Agência Panafricana de Notícias

Presidente sudanês rejeita acusações de financiamento de terrorismo pelo Sudão

Cartum, Sudão (PANA) - O Presidente do Sudão, Omar el-Bashir, qualifica de "não fundada e desprovida de provas" a acusação de que o seu país "financia o terrorismo internacional".

Falando na abertura duma conferência dos ministros árabes da Justiça quinta-feira última, o Presidente El Bashir declarou que, pelo contrário, o Sudão envidou "enormes esforços" para combater o terrorismo e assinou quase todos os acordos internacionais e regionais de luta contra este mal.

Acrescentou que o seu país adotou uma "legislação ousada" que incrimina atos de terrorismo e os que os financiam, considerando a chegada ao Sudão de refugiados vindos de diferentes países como uma ilustração de que a segurança reina no país que está longe do terrorismo".

O Presidente Bashir saudou o apelo lançado pela Conferência dos Ministros da Justiça dos países árabes para a retirada do Sudão da lista dos Estados financiadores do terrorismo.

Os Estados Unidos colocaram, em 1993, devido a acusações, o Sudão na "lista negra" dos Estados financiadores do terrorismo e acolhedores de militantes islamitas que atacam interesses regionais, internacionais e ocidentais.

O Sudão sempre rejeitou constantemente estas acusações afirmando que, pelo contrário, o seu país contribuiu para o combate ao terrorismo internacional e ao tráfico de seres humanos.

-0- PANA MO/AR/ASA/TBM/MAR/DD 23nov2018