Agência Panafricana de Notícias

Presidente sudanês proibe importação de medicamentos já fabricados no seu país

Cartum, Sudão (PANA) - O Sudão proibiu terça-feira a importação de medicamentos ou de qualquer outro produto já fabricados com o objetivo de encorajar o fabrico local e, ao mesmo tempo, poupar divisas.

O Presidente sudanês, Omar El Bechir, emitiu terça-feira um decreto presidencial que revoga o monopólio sobre a importação dos medicamentos, permitindo assim a qualquer importador dotado duma licença válida fazê-lo.

Até a este mês (outubro), a importação dos medicamentos e de produtos farmacêuticos era concentrada nas mãos de um punhado de importadores que depois pareciam gerir o mercado em função dos seus interesses.

O decreto proíbe a importação de fármacos já fabricados no Sudão, estipulando que os medicamentos a importar devem ser registados pelo Conselho Nacional do Medicamento.

Esta decisão presidencial exige a cessação da promoção para qualquer medicamento utilizando o seu nome comercial em vez do seu nome científico que deve ser utilizado para qualquer promoção.

Observadores consideram que esta decisão baixará os preços dos medicamentos no mercado nacional, prevendo no entanto que empresas que controlam o mercado resistirão.

-0- PANA MO/MA/NFB/JSG/MAR/DD 31out2018