Agência Panafricana de Notícias

Presidente senegalês quer fazer de Casamança polo de desenvolvimento sustentável

Dakar, Senegal (PANA) - O chefe de Estado do Senegal, Macky Sall, reafirmou a sua vontade de fazer da Casamança, província mais importante do sul do país a braços com uma rebelião armada, um polo experimental do seu projeto de descentralização com vista ao desenvolvimento sustentável.

Segundo um comunicado do Conselho de Ministros chegado esta sexta-feira à PANA, Macky Sall reiterou, no quadro do seu processo de consolidação da paz e do desenvolvimento sustentável na Casamança, a sua firme vontade de trabalhar na estabilização da região.

A nota lembra que o Presidente decidiu, a 28 de junho de 2012, em Ziguinchor, principal cidade da Casamança, fazer desta região natural o "Polo Experimental do Ato 3 da Descentralização", um projeto que consiste em organizar o Senegal em territórios viáveis, competitivos e portadores de desenvolvimento sustentável até 2022.

A esse respeito, um financiamento de cerca de 23 biliões de francos CFA (um dólar equivale a cerca de 500 francos CFA) foi afetado pelo Banco Mundial e pelo Estado do Senegal à realização do projeto "Pólo de Desenvolvimento da Casamança".

Este deverá permitir redinamizar a economia local pela rentabilização da cultura do arroz, pela aceleração do desencravamento das zonas rurais com um programa de construção de pistas de produção e com a promoção do emprego, sobretudo para os jovens e as mulheres.

Neste sentido, o Presidente Sall convidou o seu Governo a garantir uma forte mobilização de todos os atores preocupados com a paz, em redor da nova estratégia de reconciliação, de reconstrução e de desenvolvimento sustentável da Casamança.

Para além disso, ele exigiu do Governo a gestão prioritária da sua visão, que implica a aplicação consensual dum programa de desenvolvimento integrado a favor do "Pólo Território-Casamança" e a harmonização das intervenções de todos os atores.

Segundo a mesma fonte, Macky Sall vai visitar em início de março Ziguinchor para reafirmar o seu projeto e marcar mais a sua vontade de paz e de desenvolvimento da Casamança.

O processo do Ato 3 da decentralização, lançado oficialmente por Macky Sall a 19 de março de 2013, consiste na gestão da dimensão territorial e garantia da pertinência das políticas públicas, adaptando-as às realidades das diferentes unidades relativas ao espaço.

-0- PANA KAN/TBM/IBA/MAR/IZ 07fev2014