Agência Panafricana de Notícias

Presidente senegalês defende reforço de relações com Gâmbia

Dakar, Senegal (PANA) – O chefe de Estado senegalês, Macky Sall, afirmou quarta-feira ser “imperioso” consolidar a nova dinâmica das relações entre o seu país e a Gâmbia “forjadas pelo parentesco, pela vizinhanca, por uma história e um destino comuns”.

Um comunicado do Conselho de Ministros transmitido esta quinta-feira à PANA, em Dakar, indica que
Macky Sall orientou o seu Governo a trabalhar para o reforço desta nova dinâmica « cultivando relações de proximidade e de convivialidade com as autoridades gambianas ».

O Presidente Sall insistiu na « importância estratégica » das relações entre os dois países, sublinhando a necessidade de reforçá-las no interesse dos seus povos.

Ele foi convidado de honra do 52º aniversário da Independência da Gâmbia, celebrado sábado último, 18 de fevereiro, na presença de vários chefes de Estado dos quais Ellen Johnson Sirleaf da Libéria, Alassane Dramane Ouatttara da Côte d’Ivoire e Mohamed Abdel Aziz da Mauritânia.

O novo Presidente gambiano, Adama Barrow, prestou juramento a 19 de janeiro último, em Dakar, capital do Senegal, onde ele esteve a pedido da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), devido à recusa do Presidente Yahya Jammeh de entregar o poder após a sua derrota nas eleições presidenciais de 1 de dezembro último.

Além disso, o Senegal dirigiu a força militar da CEDEAO cuja missão era obrigar o Presidente Yahya Jammeh a deixar o poder.

-0- PANA AAS/JSG/FK/IZ 23fev2017