Agência Panafricana de Notícias

Presidente senegalês defende promoção de valores cívicos

Dakar, Senegal (PANA) – O Presidente senegalês, Macky Sall, exortou quarta-feira à noite os seus compatriotas a trabalhar para a promoção dos valores cívicos necessários para o desenvolvimento do seu país.

"Juntos, num esforço nacional,  devemos continuar a promoção dos valores cívicos, pois o espírito cívico não pode construir-se através da única ação pública. Ele adquire-se sobretudo numa iniciativa de autoregulação em que cada cidadão se submete com boa vontade às exigências do interesse geral”, disse Sall numa mensagem pronunciada na véspera da celebração do 59.º aniversário da independência do Senegal.

O Presidente defendeu  uma cidadania integral e assumida, necessária ao desenvolvimento socioeconómico.  

"Uma cidadania integral e assumida quer que o cidação seja ao mesmo tempo livre e responsável pelos seus atos. Não  há liberdade sem responsabilidade”, frisou.

« A cidadania não são só direitos e liberdades. Ela significa também deveres e responsabilidades. É a essência mesma do contrato social que funda o viver-juntos num Estado de Direito”, acrescentou o  Presidente Sall.

Lembrou que foi no sentido do reforço da cidadania que instituira, em 2012, uma cerimónia nacional de levantamento das cores da bandeira nacional que se realiza na primeira segunda-feira de cada mês em Dakar e em todas as capitais provinciais.

 

« É assim que a consciência cívica se ergue em disciplina nacional que conforta o viver-juntos e acelera o processo de desenvolvimento. A disciplina individual e coletiva representa um fator de competitividade e de crescimento económico”, afirmou o chefe do Estado senegalês.

Ele denunciou a ocupação anárquica e a obstrução do espaço público, a insegurança e a insalubridade.

Este ano, a festa da independência do Senegal decorre sob o lema “As Forças de Defesa e Segurança na Educação à Cidadania e à Unidade Nacional”.

Segundo a Direção das Relações Públicas do Exército senegalês, cinco mil 850 pessoas, das quais mil 875 civis, participam no desfile que se realiza em Dakar na Avenida de Centenaire.

Desfiles civis e militares, bem como outras cerimónias oficiais realizam-se igualmente  em todas as capitais regionais do país na presença dos responsáveis da administração local.

-0- PANA AAS/JSG/SOC/FK/DD 4abril 2019