Agência Panafricana de Notícias

Presidente senegalês anuncia criação de Governo da UA em 2010

Dakar- Senegal (PANA) -- O Presidente senegalês, Abdoulaye Wade, declarou quarta-feira em Dakar que o Governo da União Africana (UA) será criado em Janeiro de 2010, enquanto os Estados Unidos de África serão proclamados em 2017.
Wade disse que dentro de seis meses uma reunião extraordinária da UA permitirá adoptar as recomendações da última Cimeira da organização, realizada de 1 a 3 de Fevereiro em Addis Abeba (Etiópia), que prevê a criação duma Autoridade da UA para coordenar os esforços com vista à criação dos Estados Unidos de África.
Falando durante a cerimónia de abertura dum cóloquio internacional de dois dias sobre a Grande Muralha Verde (GMV), o Presidente senegalês sublinhou que após esta reunião os países deverão adoptar e promulgar os novos textos.
"Os Estados Unidos de África serão proclamados em 2017, o tempo necessário para instaurar as diferentes instituições africanas", disse.
Relativamente à última Cimeira da UA, revelou que "um grupo de 20 países africanos estavam prontos para fazer cissão com vista a criar uma união federativa".
"Partimos com a ideia que se iria criar uma união federativa africana.
Finalmente acordamos sobre as resoluções da Cimeira que prevêem a instauração duma Autoridade", acrescentou o Presidente senegalês.