Agência Panafricana de Notícias

Presidente santomense nega apoio de $ 370 milhões de Angola

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Presidente de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, desmentiu uma eventual ajuda finançeira do Governo angolano, num valor de 370 milhões de dólares americanos, para apoiar a economia santomense e promover o desenvolvimento do país.

"O período de mão esticada, se alguma vez existiu, está ultrapassado e não é essa a nossa intenção. O que nós queremos com Angola é uma cooperação em que Angola ganhe e São Tomé e Príncipe ganhe", afirmou o Presidente Manuel Pinto da Costa à imprensa antes de partir para Luanda, a capital angolana, onde iniciou esta quinta-feira uma visita oficial de 24 horas.

"Trata-se de uma viagem de trabalho e teremos a oportunidade de falarmos dos nossos países. A cooperação que existe entre São Tomé e Príncipe e Angola, e ver como é que nos podemos dinamizar e reforçar ainda mais essa cooperação", precisou.

O Presidente Manuel Pinto da Costa disse esperar que o encontro previsto com o seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos, abra as portas para que os agentes económicos dos dois Estados possam estreitar as relações.

O chefe do Estado santomense parabenizou o Governo do primeiro-ministro santomense, Gabriel Costa, por ter adoptado uma resolução que isenta os empresários angolanos que queiram investir no país do pagamento de visto num período de 15 dias.

"É para facilitar e dinamizar a cooperação entre os nossos dois países através dos agentes económicos nacionais e angolanos. Cabe aos angolanos tomarem a decisão que acharem mais conveniente", sustentou o Presidente santomense.

-0- PANA RMG/TON 11abril2013