Agência Panafricana de Notícias

Presidente santomense “profundamente consternado” com morte de Maria Barroso

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Presidente santomense, Manuel Pinto da Costa, manifestou-se terça-feira "profundamente consternado" pela morte de Maria Barroso Soares, esposa do ex-Presidente português, Mário Soares, soube-se de fonte oficial em São Tomé.

Numa carta endereçada ao antigo estadista português, Pinto da Costa considera a malograda “a penélope impedida de desfilar o seu talento nas artes cénicas pela ditadura portuguesa, que nos amordaçou a todos, e que veio a converter-se na declamadora do povo”.

Lembrou ainda o seu “sentido ímpar de liberdade e humanidade que os Santomenses puderam testemunhar aquando do exílio forçado” do marido em São Tomé e Príncipe.

Na sua missiva, o chefe de Estado reconheceu o papel desempenhado por Maria Barroso no período colonial e “mais recentemente através de ações de cooperação via Cruz Vermelha Portuguesa e Fundação Pro-Dignitate”.

Em nome do povo santomense, Pinto da Costa rende assim “uma justa e sentida homenagem” à esposa do ex-Presidente português, falecida na madrugada desta terça-feira após uma semana de coma profundo.

-0- PANA RMG/IZ 08julho2015