Agência Panafricana de Notícias

Presidente promete continuar pesquisas da Justiça no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O novo Presidente eleito do Burkina Faso, Roch Marc Christina Kaboré, declarou, segunda-feira que "ninguém está acima da lei" e que a Justiça vai continuar" para os cinco últimos anos.

"Ninguém está acima da lei e a justiça vai continuar até ao fim", declarou Roch Marc Christian Kaboré, eleito desde a primeira volta com 53,49 porcento, insistindo na independência da justiça.

Kaboré acrescentou, além disso, que "todos os que são abrangidos por questões de justiça, questões antípodas do interesse do povo burkinabe serão submetidos à justiça como todo o mundo".

"É necessário que possamos trabalhar para a resolução das preocupações do povo burkinabe", revelou.

Roch Marc Christian Kaboré, aos 58 anos e católico, é banquiero saído da etnia mossi, maioritária neste país da África Ocidental povoado de perto de 18 milhões de habitantes e que se classifica entre os mais pobres do mundo.

Roch Marc Christian Kaboré, com o seu programa de sociedade, que se estabelece em três eixos principais, que são, entre outros, a reforma das instituições e a da administração, o desenvolvimento do capital humano e a criação de empregos, convenceu a maioria dos cinco milhões de eleitores inscritos para estas eleições que devem consagrar ao regresso à normalidade.

Os resultados definitivos das presidenciais de 29 de novembro último no Burkina Faso serão divulgados terça-feira, pelo Conselho Constitucional.

Fontes próximas da Presidência, a invesitdura do novo Presidente do Burkina Faso vai decorrer em finais de dezembro.

-0- PANA NDT/IS/MAR/IZ 15dez2015