Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigerino otimista sobre ratificação de tratado de zona africana de livre comércio

Niamey, Níger (PANA) – A adopção e a ratificação do tratado que institui a zona africana de livre comércio continental pelos Estados africanos evoluem gradualmente, declarou o Presidente nigerino, Mahamadou Issoufou.


"Com 13 ratificações até hoje, estou convencido do que atingiremos rapidamente o mínimo requerido de 22 ratificações para, finalmente, proceder ao lançamento oficial da ZLECA em finais de junho de 2019 em Niamey, à margem da Cimeira dos chefes de Estado e de Governo da União Africana", disse o Presidente Issoufou, na sua mensagem à nação, por ocasião da celebração, terça-feira, do 60.º aniversário da proclamação da independência do Níger.

A zona de livre comércio continental é "um formidável instrumento" para aumentar, nomeadamente, trocas comerciais e investimentos intra-africanos, realçou.

Trata-se duma viragem histórica para a África, acrescentou o chefe do Estado nigerino.

"A África será mais forte e poderá impor-se melhor na cena internacional. Estou com o orgulho de levar este programa até à sua materialização. Estou ainda mais orgulhoso por que este evento histórico terá lugar em Niamey que acolherá pela primeira vez um encontro desta envergadura. É uma honra para o nosso povo e o nosso país", regozijou-se Mahamadou Issoufou.

Para ele, é também o corolar da ofensiva diplomática iniciada pelo seu Governo e da liderança confirmada do seu país na cena regional.

"Não devemos perder este compromisso. Aliás, a evolução do nível dos preparativos do evento leva-me a ser otimista", regozijou-se, incentivando a agência responsável pela organização do evento a prosseguir com a mesma dinâmica, para que todas as cláusulas do caderno de encargos sejam rigorosamente cumpridas.

"Não duvido que, no momento oportuno, todos os Nigerinos se vão mobilizar para o sucesso do evento", concluiu.

-0- PANA SA/JSG/CJB/DD 19dez2018