Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigerino deplora lentidão no financiamento do G5 Sahel

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O chefe de Estado do Níger e presidente em exercício do G5 Sahel, Mahamadou Issoufou, e o presidente do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA), Ismael Cherguy, deploraram vivamente a lentidão na realização das promessas de financiamento da força antiterrorista do G5 Sahel.

A reclamação relativa a compromissos assumidos por ocasião da conferência de Bruxelas, organizada em fevereiro de 2014, foi apresentada durante a conferência de coordenação entre o G5 Sahel, doadores e parceiros, aberta quinta-feira na capital mauritana, Nouakchott.

O Presidente nigerino afirmou que de um total de compromissos de 414 milhões de euros registados na conferência de Bruxelas sobre o G5 Sahel, organizada em Bruxelas em fevereiro de 2018, apenas 18 milhões de euros destinados à gestão da força foram efetivamente pagos.

Por seu turno, Ismael Chergy, disse compreender "a frustração dos que se encarregaram de gerir esta força em relação à fraqueza do nível de financiamento dos compromissos a favor do Sahel, uma região na qual se disputa o futuro da segurança em África, no Médio Oriente e no mundo".

Os países do G5 Sahel são o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad.

-0- PANA SAS/BEH/MAR/IZ 07dez2018