Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigerino congratula-se com êxito da mesa redonda de Paris

Niamey, Níger (PANA) – O Presidente nigerino, Mahamadou Issoufou, congratulou-se esta segunda-feira com o êxito brilhante da mesa redonda de Paris (de 13 a 14 de dezembro corrente) sobre o financiamento do Plano de Desenvolvimento Económico e Social do Níger (PDES).

Este sucesso permitiu mobilizar 23 biliões de dólares americanos, ou seja mais do que os 17 biliões de dólares americanos visados, regozijou-se o Presidente Issoufou numa mensagem à nação por ocasião da comemoração do 59º aniversário da independência do Níger, celebrada este ano em Tahoua, a 650 quilómetros a norte da capital, Niamey.

« Este resultado é (..) a prova de que o nosso país recuperou totalmente a sua credibilidade tanto a níveis dos parceiros como dos investidores privados », indicou o chefe de Estado nigerino.

Os financiamentos precisos são avaliados em 17 biliões de dólares americanos, dos quais sete biliões para gastos públicos e 10 biliões para investimentos privados, enquanto o volume de promessas é de 23 biliões dólares americanos, dos quais 12 biliões 700 milhões para gastos públicos e 10 biliões 300 milhões para investimentos privados, referiu.

O Presidente Issoufou indicou que o seu Governo fará o seu possível para conservar esta credibilidade recuperada e criará, em particular, um mecanismo de acompanhamento a fim de que este êxito beneficie totalmente o povo nigerino.

Também desejou que o mesmo valor permita o renascimento cultural, a segurança, a consolidação das instituições, o equipamento do país em termos de infraestruturas, favorecendo também a educação, a saúde, o acesso à água e a criação de empregos.

« O Governo instalará um painel de avaliação que permitirá o acompanhamento dos principais indicadores que permitam medir os desempenhos da execução do plano », garantiu.

Ele precisou que o índice do desenvolvimento humano, a proporção da população que vive abaixo do limiar de pobreza, a incidência da pobreza multidimensional, a taxa de crescimento demográfico, a taxa média de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), o índice de repartição das receitas, a proporção da classe média, o índice de governação do Banco Mundial, entre outros factores são sinais precursores do rigor no acompanhamento em todo o período de execução do plano.

A mesa redonda de Paris, realizada de 13 a 14 de dezembro corrente na capital francesa, reuniu quase 800 participantes, entre outros parceiros técnicos e financeiros, investidores privados, representantes da sociedade civil.

Foi a oportunidade para os participantes fazerem o balanço da execução do Plano de Renascimento 2012-2016.

Com uma taxa de crescimento anual médio de 6,7 porcento, uma inflação anual média de 0,6 porcento, uma execução financeira em 93 porcento e um financiamento com recursos internos de 73 porcento, "a execução deste plano foi considerada, por todos, como um grande êxito obtido apesar dos choques que o Níger enfrentou.

O país estava confrontado com a insegurança, a diminuição dos preços das matérias-primas, nomeadamente o urânio e o petróleo, e a recessão registada na Nigéria, primeira parceira comercial do Níger, e enfim o choque climático.

-0- PANA SA/JSG/FK/DD 18dez2017