Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigerino anuncia diminuição drástica de casos de sarampo no país

Niamey, Níger (PANA) - Casos de sarampo diminuíram drasticamente no Níger, passando de 60 mil por ano, em 2004, para menos de mil 500 hoje, indicou segunda-feira o Presidente nigerino, Mahamadou Issoufou.

Numa mensagem à nação por ocasião do dia nacional do Níger, o chefe de Estado acrescentou que, em menos de 10 anos, o número de vacinas disponíveis para a imunização de rotina duplicou,

Lembrou, na ocasião, ter participado, a 10 de dezembro corrente, numa reunião de avaliação intermediária da Aliança Global para Vacinas e Imunização (GAVI), na qualidade de campeão do setor da vacinação.

"Graças à GAVI, 700 milhões de crianças foram vacinadas e 10 milhões de vidas foram salvas em todo o mundo, desde a década de 2000. Com mais de 100 biliões de francos (173,8 milhões de dólares americanos), a GAVI é o primeiro doador de vacinas e um dos maiores doadores no setor da saúde no Níger. Devemos apoiar a iniciativa deste importante parceiro, porque a sua causa é nobre", regozijou-se Mahamadou Issoufou.

O Presidente nigerino anunciou comprometer-se, "em nome das crianças do Níger", com a campanha de reconstituição de fundos da GAVI para o período 2021-2025, que acarretam ambiciosos programas de vacinação com o reforço da investigação sobre novas vacinas, incluindo as terapêuticas e a divulgação da vacina contra a malária, a primeira doença mortífera no Níger ".

Para o chefe de Estado nigerino disse a vacinação é um dos instrumentos da transformação do "nosso ativo demográfico em dividendo económico".

Trata-se, a seu ver, duma "acção coerente" com o Projeto Regional para a Autonomização das Mulheres e o Dividendo Demográfico no Sahel (SWEDD), nomeadamente com o objetivo de manter raparigas na escola até pelo menos aos 16 anos de idade.

"Saúdo o compromisso feito pelo responsáveis da FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola ) , do PAM (Programa Alimentar Mundial) e da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), durante a sua visita, a 15 de agosto último, ao país para nos apoiar na realização deste objetivo nobre", concluiu o Presidente do Níger.

-0- PANA SA/DIM/DD 19dez2018