Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano enaltece relações entre seu pais e Sudão

Cartum, Sudão (PANA) – O Presidente nigeriano, Muhammadou Buhari, enaltece as relações e afinidades culturais e espirituais existentes e que ligam o seu país ao Sudão, segundo a Agência Sudanesa de Notícias (SUNA).

O chefe do Estado nigeriano fez estes pronunciamentos quando recebiam sábado em Abuja, a capital federal da Nigéria, um membro sudanês do Conselho Militar de Transição (CMT) e do Comité da Defesa e Segurança do Sudão, o tenente-general Jamal-Eddin Omer Ibrahim.

Depois de saudar igualmente os esforços em curso para a busca dum consenso político e para a formação dum Governo civil no Sudão, o Presidente nigeriano diz-se pronto para enviar delegações oficiais e populares para desempenhar o papel de mediação entre o Governo e a oposição em Cartum.

Buhari exprimiu o seu compromisso pessoal e o do Governo nigeriano para fornecer qualquer apoio requerido pelo povo sudanês com vista a restaurar a estabilidade política no país.

Segundo a SUNA, esta visita do membro do CMT do Sudão à Nigéria inscreve nos esforços envidados presentemente pelo Conselho para informar aos países irmãos do Sudão sobre os recentes desenvolvimentos da situação no país.

De acordo com a mesma fonte, Ibrahim fez um relatório pormenorizado sobre a situação no Sudão ao Presidente Buhari, desde o início da revolução dirigida pelas Forças para a Liberdade e Mudança, em dezembro último, até à destituição do regime do Presidente Omar el-Bashir, a 11 de abril de 2019.

O emissário da junta militar no poder no Sudão também disse ao seu interlocutor que os militares, em Cartum, a capital sudanesa, estão engajados e desejam uma transição democrática sem sobressaltos, através da realização de eleições livres e transparentes, no fim do período transitório, sob a égide do Conselho Militar de Transição sudanês.

O Governo sudanês está a trabalhar  incansavelmente para alargar a sua base de apoios a nível dos países africanos, com vista a evitar uma provável expulsão do Sudão da União Africana (UA), que se efetivará a partir  de 30 junho corrente.

-0-PANA MO/AR /BAI/BEH/FK/DD 23junho2019