Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano demite conselheiro

Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, demitiu o seu conselheiro para os Assuntos Políticos, Ahmed Gulak, com efeito imediato, segundo um comunicado lido pelo seu assessor de Imprensa e Assuntos Públicos.

Reuben Abati afirmou que o Presidente nigeriano « depois de pôr termo às funções do seu conselheiro para os Assuntos Políticos endereça-lhe os seus sinceros agradecimentos pelos serviços leais prestados ao Estado Federal e deseja-lhe pleno sucesso para os seus futuros cargos ».

Nenhuma razão oficial foi, no entanto, fornecida para justificar este ato do Presidente, mas segundo fontes seguras Gulak foi sancionado por ter sido o instigador da divergência ocorrida sobre o « capítulo Ibom Akwa » do Partido Popular Democrático (PDP), o partido no poder.

No início de março passado, Gulak deslocou-se ao Estado de Ibom para lançar as atividades do Movimento de Apoio ao Presidente Jonathan (GSC), um grupo que participou na eleição do Presidente em 2011.

Esta visita foi condenada pelo muito influente governador do Estado de Akwa Ibom, Godswill Akpabio.

O comunicado da Presidência nigeriana indicou que « no momento oportuno o nome do sucessor (do conselheiro do Presidente) será anunciado”.

-0- PANA MOM/VAO/BAD/TBM/IBA/FK/TON 30abril2014