Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano condena violência xenófoba

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O chefe do Estado nigeriano, Muhammedu Buhari, condena a recente onda de violência xenófoba ocorrida na África do Sul e que  provocaram fricções nas relações entre os dois países.

"Condenamos firmemente qualquer forma de intolerância e não hesitaremos em agir contra a violência e atos criminosos”, alertou quinta-feira, em Pretória, Buhari durante um briefing conjunto com a imprensa, com o seu homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa.

O Presidente sul-africano, que enviou recentemente uma delegação de emissários especiais ao Gana, ao Níger, à Nigéria e ao Senegal para apresentar as condolências do seu país, reconheceu que alguns destes atos de violência eram dirigidos contra estrangeiros, “e alguns dos quais vêm do vosso país”.

Depois de ter criticado a África do Sul pela sua incapacidade de conter esta violência, Buhari havia enviado um emissário especial para se reunir com o Presidente Ramaphosa.

Contudo, a ministra da Cooperação e Relações Internacionais, Naledi Pandor, e o seu homólogo nigeriano, Geoffrey Onyeama pareciam ter ultrapassado as suas divergências no termo duma reunião quarta-feira última, em Pretoria, a capital sul-africana.

Os dois ministros apresentaram reciprocamente as suas desculpas por este massacre e tomaram disposições para evitar a sua reincidência.

“Pensamos que estes problemas são os acontecem aos membros duma mesma família. Apreciamos as medidas que tomaram, bem como a vossa mão estendida e as vossas desculpas pessoais”, disse Onyeama.

Buhari e Ramaphosa participarão num fórum de negócios e presidirão à Comissão Binacional África do Sul-Nigéria, destinada a estimular a cooperação entre os dois países.

A comissão não se reuniu desde 2012, um sinal claro das relações tensas entre os dois gigantes económicos do continente, segundo observadores.

Nesta sexta-feira, Buhari endereça uma mensagem aos expatriados nigerianos durante uma reunião pública, organizada em Joanesburgo, segunda cidade sul-africana.

-0- PANA CU/AR/NFB/IS/SOC/MAR/DD  03out2019