Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano apresenta pêsames por morte de homólogo zambiano

Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, disse que "soube com muita tristeza" a notícia da morte do seu homólogo zambiano, Michael Sata, ocorrida terça-feira à noit num hospital de Londres (Inglaterra), declarou um comunicado da Presidência da Nigéria enviado esta quarta-feira à PANA.

« Em nome do Governo Federal e do povo nigeriano, o Presidente Jonathan apresenta as suas sentidas condolências ao Governo e ao povo zambianos na sequência da morte do Presidente Sata, que dirigiu este país desde 2011 », indica o comunicado assinado pelo porta-voz da Presidência nigeriana, Reuben Abati.

« O Presidente Jonathan exprime os seus profundos sentimentos de tristeza ao povo zambiano e à família do Presidente nesta altura em que eles choram o seu Presidente, o seu patriarca, nacionalista e patriota do qual a Zâmbia sempre se recordará pelo seu compromisso irreversível contra o neocolonialismo na Zâmbia e em África », nota o comunicado.

Segundo a nota, o Presidente Jonathan exortou o povo irmão da Zâmbia a envolver-se plenamente para uma sucessão ordenada e pacífica em conformidade com os princípios da democracia e a constituição do país.

« O Presidente Jonathan roga a Deus para que Ele dê à Zâmbia um sucessor digno para suceder a Sata que colocará o país na via do progresso e desenvolvimento a favor da população zambiana », conclui o comunicado.

-0- PANA SEG/BAD/IS/FK/TON 29out2014