Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano abalado pelo massacre de 29 civis no centro-norte do país

Abuja, Nigéria (PANA) - O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, declarou-se « profundamente chocado » pelo massacre de 29 civis no Estado de Plateau, no centro-norte do país.

Ele pediu ao Exército e à Polícia que ponham termo à violência e elaborem um plano que garanta que não haja outros ataques e represálias de um grupo contra outro.

Os 29 civis foram mortos sábado à noite numa retaliação perpetrada por pastores Fulani.

Segundo o seu porta-voz, Mallam Garba Shehu, o chefe de Estado nigeriano considera que « esta loucura foi muito longe de mais ».

« O Presidente Buhari está determinado a preservar a unidade da Nigéria e encoraja os Nigerianos de todos os horizontes a aprender a viver juntos na paz e harmonia », indicou o líder nigeriano, acrescentando estar a compadecer com o governador e a população do Estado de Plateau, e com todos os que perderam amigos, parentes e seus próximos.

Segundo testemunhas, as vítimas do massacre foram esquartejadas numa sala de aulas na comunidade de Nkyie-Doghwro, na coletividade local de Bassa, no Estado de Plateau.

Pelo menos 27 das 29 vítimas foram enterradas numa vala comum, indicaram as mesmas fontes, acrescentando que os massacres perpetrados em Bassa continuam, apesar do recolher obrigatório instaurado sexta-feira última pelo Governo estadual.

No total sete comunidades foram atacadas na Nigéria no intervalo de um mês, resultando na morte de 41 pessoas.

-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/FK/IZ 17out2017