Agência Panafricana de Notícias

Presidente mauritano na cimeira da OMVS na Guiné

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O Presidente mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, deixou Nouakchott esta quarta-feira para Conakry (Guiné), com vista a participar na XVII cimeira dos chefes de Estado e de Governos dos países da Organização para a Valorização do Rio Senegal (OMVS).

A agenda da reunião será dominada por "questões relativas aos financiamentos de projetos de reestruturação a médio e longo prazos para aumentar o domínio e a exploração racional das águas do rio, as ligadas à agricultura, à disponibilidade da energia e à navegação fluvial".

Por outro lado, esta cimeira realiza-se num contexto de forte crispação no seio da organização, nomeadamente relações "difíceis" entre o alto comissário, o guineense Kabiné Komara, e alguns responsáveis da organização, segundo fontes concordantes.

Criada há mais de 40 anos, a OMVS, que agrupa a Guiné-Conakry, o Mali, a Mauritânia e o Senegal, é apresentada como um exemplo exitado de integração sub-regional com vista à exploração comum dum curso de água que atravessa vários países.

-0- PANA SAS/BEH/FK/IZ 11março2015