Agência Panafricana de Notícias

Presidente mauritano anuncia nova legislação contra corrupção

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O Presidente mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, anunciou terça-deira, à margem da celebração do Dia Mundial contra a Corrupção, uma revisão da legislação penal aplicável contra os indivíduos declarados culpados de desvio de fundos públicos e de corrupção.

Respondendo a uma pergunta dum jornalista, o chefe de Estado mauritano reafirmou uma orientação clara neste senido: "o nosso combate contra a má gestão não é um slogan. A luta contra este flagelo vai continuar e intensificar-se".

Um projeto de lei que reforça as penas contra as pessoas declaradas culpadas de desvio de fundos públicos e de corrupção será brevemente apresentado no Parlamento e os autores destas infrações serão processados e condenados a penas se a sua culpabilidade for determinada pela justiça.

Na última classificação do Índice de Perceção da Corrupção (IPC) estabelecida pela Organização não Governamental Transparência Internacional a Mauritânia ocupa a 124ª posição mundial num total de 175 países.

No início de 2014, o Governo anunciou a aplicação duma Estratégia Nacional de Luta contra a Corrupção com envolvimento de todos os segmentos da sociedade.

Contudo a oposição denuncia regularmente "escândalos" na governação económica imputáveis a círculos próximos do poder.

-0- PANA SAS/TBM/SOC/FK/TON 10dez2014