Agência Panafricana de Notícias

Presidente maliano na cimeira extraordinária do G5 Sahel

Bamako, Mali (PANA) – O Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keïta,  esteve este domingo, em Niamey, entre os chefes de Estado do G5 Sahel presentes numa reunião extraordinária de concertação, depois da abertura sábado, em Bamako, da fase nacional do Diálogo Nacional Inclusivo, no Mali.

Segundo o Presidente maliano, os chefes de Estado do G5 Sahel procuram concertar-se e acompanhar o Níger que perdeu 71 soldados e registou vários feridos num ataque terrorista perpetrado terça-feira última, em Inades.

Uma outra cimeira estava prevista para 16 de dezembro corrente, em Pau, em França, entre o Presidente francês Emmanuel Macron  e os chefes de Estado do G5 Sahel, mas foi adiada na sequência daquele incidente trágico  para início de janeiro de 2020.

O G5 Sahel, criado em 2014, em Nouakchott (Mauritânia),  reúne o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad.

O seu objetivo  é levar a cabo um combate concertado contra o terrorismo na faixa sahelo-sariano e promover o desenvolvimento desta zona.

Nos últimos anos, o Burkina Faso, o Mali e o Níger são os alvos de frequentes de ataques terroristas que fizeram várias centenas de vítimas militares e civis, e deslocaram vários milhares de pessoas.

-0- PANA GT/BEH/FK/IZ 15dez2019