Agência Panafricana de Notícias

Presidente maliano anuncia dissolução do Tribunal Constitucional

Bamako, Mali (PANA)  - O Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Kéita, anunciou sábado a dissolução do Tribunal Constitucional (TC), indicando que ab-rogou o decreto de nomeação dos membros desta jurisdição, e exortou as autoridades competentes a  nomear novos juízes constitucionais, a partir da próxima semana.

Numa intervenção anterior, o Presidente Kéita anunciou, quinta-feira à noite,  a reconstituição do TC dentro de um mês e a chegada ao Mali dos presidentes dos Tribunais Constitucionais da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

A crise multiforme prevalecente no Mali foi exacerbada, nos últimos dias, pelos decretos contestados do Tribunal Constitucional em relação aos resultados definitivos das eleições legislativas de março e abril de 2020.

Segundo uma boa parte da classe política e observadores, o Tribunal Constitucional "falsificou" estes resultados a favor do partido presidencial, Reagrupamento Para o Mali (RPM).

Numa breve alocução na televisão maliana, Ibrahim Boubacar Kéita explicou que foi levado a tomar a decisão depois de medir a gravidade da situação que o país atravessa.

Denunciou, por outro lado, a violência durante os graves acontecimentos  ocorridos sexta-feira última, na cidade de Bamako, durante a manifestação organizada pelo Movimento de 5 de  Junho do Reagrupamento das Forças Patrióticas (M5-RFP).

Kéita critica o que chamou de “maquinações dos líderes que incitaram manifestantes a atacar edifícios públicos e a dedicar-se a saques e pilhagens”.

O Presidente maliano disse que os autores destes "factos deploráveis serão procurados e apresentados à justiça”.

De acordo com fonte locais, vários responsáveis do M5-RFP foram detidos sábado, na sequência de saques e pilhagens causados por manifestantes furiosos que exigem a demissão do Presidente Kéita por “má governação” e “má gestão das crises prevalecentes atualmente no Mali.

Pelo menos  quatro pessoas morreram nestas manifestações que registaram cerca de 40 feridos, segundo um novo balanço hospitalar.

-0- PANA GT/FK/IZ 12julho2020