Agência Panafricana de Notícias

Presidente malawiano demite chefe do Exército Nacional

Blantyre, Malawi (PANA) – O Presidente recém-eleito do Malawi, Peter Mutharika, demitiu o chefe do Exército malawiano, o general Henry Odillo, substituindo-o pelo general Ignacio Maulana, soube-se de fonte oficial no local.

Um comunicado do Governo transmitido esta quarta-feira à PANA anunciou a nomeação do general, Griffin Supuni Phiri, como novo comandante adjunto do Exército.

O general Odillo, indica-se, atraiu sobre si suspeitas quando se recusou a maquinações da antiga administração do Partido Democrático Progressista (PDP, ex-partido no poder) que o incitava tomar o poder para impedir a então Vice-Presidente da República, Joyce Banda, de suceder ao então Presidente da República, Bingu wa Mutharika, logo depois da sua morte em 2012.

Mas o general opôs-se abrindo assim a Joyce Banda a via da magistratura suprema, em conformidade com a ordem constitucional.

Mutharika transferiu o secretário-em-chefe do Governo, Hawa Ndilowe, para a Tanzânia enquanto alto comissário do Malawi, em substituição de Flossie Gomile-Chidyaonga que faleceu recentemente.

As funções secretário-em-chefe do Governo foram entregues a Willie Samute, então a adjunta de Ndilowe.

-0- PANA RT/SEG/AKA/IS/IBA/FK/DD 25junho2014