Agência Panafricana de Notícias

Presidente malawi esclarece compatriotas sobre UA

Blantyre- Malawi (PANA) -- O Presidente do Malawi, Bingu wa Mutharika, preveniu quinta-feira em Blantyre os seus compatriotas, que a sua assunção à frente da União Africana (UA) não vai trazer dinheiro ao país.
Mutharika reagia assim às declarações de alguns militantes do seu partido, o Partido Progressista e Democrático (DPP, segundo as quais o Malawi deve tirar um proveito financeiro do seu mandato.
Segundo alguns economistas, o país deverá ainda preparar- se para suportar despesas ligadas ao mandato do Presidente Mutharika à frente da UA.
"Enquanto presidente da UA, vou viajar pors diferentes países africanos para reunir com os chefes de Estado e com responsáveis de algumas organizações", declarou o o estadista malawi.
"Depois de resolver os assuntos da UA, vou então ocupar- me das dificuldades que atravessam os diferentes sectores da nossa economia e será o nosso principal proveito", acrescentou.
Mutharika foi eleito domingo passado em Addis Abeba, na Etiópia, presidente em exercício da UA para um mandato de um ano, substituindo o líder líbio Muamar Kadafi.