Agência Panafricana de Notícias

Presidente interino da Nigéria nomeia 25 ministros

Lagos- Nigéria (PANA) -- O Presidente interino da Nigéria, Goodluck Jonathan, submeteu à aprovação do Senado, a Câmara Alta do Parlamento, uma primeira lista de 25 personalidades sugeridas como ministros para o novo Governo.
Destes 25, três já ocuparam a função de secretário de Estado na equipa anterior de 42 membros dissolvida por Jonathan a 17 de Março corrente.
Figuram igualmente na nova lista, Murtala Yar'Adua, sobrinho do Presidente doente; Olusegun Aganga, director-geral da empresa internacional de investimentos Goldman Sachs; e Josephine Anenih, esposa do ex-presidente do Conselho de Direcção do Partido Popular Democrático (PDP, no poder), Tony Anenih.
As pastas desses ministros serão anunciadas no termo do seu exame pelo Senado.
Uma segunda lista de 17 futuros ministros será submetida ao Senado a uma data que não foi precisada.
Em virtude da Constituição da Nigéria, cada um dos 36 Estados federados do país tem direito a uma pasta ministerial, além do posto ministerial que pertence a cada uma das seis zonas geopolíticas da nação.
O Vice-Presidente Jonathan, que assume a chefia interina do Estado por doença prolongada do Presidente Yar'Adua hospitalizado desde 23 de Novembro de 2009, dissolveu o Governo a 17 de Março, alegando querer renovar o Executivo para assegurar um desenvolvimento rápido do país mais povoado de África.
Eis a lista completa dos ministros designados: Antigos ministros: Dieziani Allison-Madueke, Nuhu Sumo Wya, Odein Aju mogobia, Fidelia Njeze, Adetokunbo Kayode, Senador Akinlabi Olasunkanmi e Godsday Orubebe.
Novos ministros: Josephine Anenih, M.
K.
Abubabakar, capitão da Marinha reformado Chris Olubolade, Chris Ogienwonyi, Ndanusa Alao, Murtala Yar'Adua, Nduese Essien, Umaru Aliyu, Abubakar Mohammed, Olusegun Aganga, Labaran Maku, Senador Sanusi Daggash, Emeka Wogu, Bello Adokiye, Josephine Tapgun, Adamu Maina Waziri, Ernest Odebola e Suleiman Bello.