Agência Panafricana de Notícias

Presidente guineense demite chefe do Estado-Maior das Forças Armadas

Conakry, Guiné (PANA) – O chefe de Estado guineense, Alpha Condé, demitiu segunda-feira à noite o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, o general Nouhoum Thiam, e substituiu-o pelo coronel Kèlèfa Diallo, antes comandante da terceira região militar de Kankan, no leste do país.

Nenhuma explicação foi fornecida sobre a demissão do general Thiam que, segundo várias fontes, é suspeito de indisciplina por ter alegadamente ido sábado passado à noite ao Quartel-General Alpha Yaya de Conakry, o maior quartel do país, para exortar os oficiais a desobedecer ao chefe do Estado-Maior do Exército, o general Boundouka Condé.

Segundo uma fonte militar, as declarações do general Thiam foram relatadas às mais altas autoridades do país.

Além disso, o professor Alpha Condé nomeou o general Boureima Condé, antes governador da região de Nzérékoré (sul), para o cargo de chefe do Estado-Maior particular.

O professor Alpha Condé, que criou sexta-feira passada um Conselho Superior das Forças Armadas que será presidido por ele próprio e cujas modalidades e modos de funcionamento serão anunciados brevemente, revelou recentemente que acumalaria as funções de ministro da Defesa para « melhor controlar os problemas do Exército » e encontrar as soluções necessárias.

-0- PANA AC/TBM/SOC/MAR/TON 28Dezembro2010