Agência Panafricana de Notícias

Presidente ganense indulta 900 prisioneiros por ocasião da festa do Gana

Accra, Gana (PANA) - O Presidente John Mahama do Gana amnistiou 900 prisioneiros para marcar a festa da República celebrada esta quarta-feira, segundo um comunicado do Ministério do Interior.

O comunicado divulgado terça-feira revela que estas graças foram concedidas com base na má saúde, na idade avançada e no comportamento satisfatório dos reclusos.

Entre os indultados estão 883 delinquentes primários que "mostraram uma boa conduta" e que cumpriram metade ou mais da sua pena, para além de um idoso e um prisioneiro muito doente.

Do total, 14 prisioneiros condenados à morte que cumpriram pelo menos 10 anos viram as suas penas comutadas em prisão perpétua, enquanto um outro que cumpriu 10 anos teve a sua pena à prisão perpétua comutada em 20 anos de reclusão.

O comunicado indica que o Presidente Mahama exortou-os a comportarem-se bem para evitar novas infrações à lei e instou as famílias dos beneficiários e o público em geral a acolher os prisioneiros indultados e ajudá-los a integrar-se na sociedade.

A festa da República do Gana é celebrada a 1 de julho desde 1960.

-0- PANA MA/VAO/AKA/BEH/MAR/IZ 30junho 2015