Agência Panafricana de Notícias

Presidente ganense acha necessário recuperar gasoduto de África Ocidental

Abuja, Nigéria (PANA) - O Presidente ganense, John Dramani Mahama, sublinhou quarta-feira em Abuja a necessidade de retomar o projeto de gasoduto da África Ocidental, entravado pela explosão em novembro último do gasoduto de Aboadze, no oeste do Gana.

O estadista ganense fez estas declarações no termo de um breve encontro com o seu homólogo nigeriano Goodluck Jonathan, no quadro da sua primeira visita fora do país desde a sua eleição sexta-feira última na magistratura suprema.

O Presidente Mahama, que rumava para a Guiné Equatorial para participará na Cimeira África, Caraíbas e Pacífico (ACP), declarou a jornalistas ter discutido com o seu interlocutor sobre a retomada imediata das obras do projeto de gasoduto da África Ocidental com vista a permitir ao Gana continuar a receber o gás nigeriano para satisfazer as suas necessidades, nomeadamente a produção de eletricidade.

Ele declarou que o objetivo desta visita à Nigéria é consolidar as relações entre os dois países, sobretudo após as eleições da sexta-feira última, ganhas por ele com 50,70 porcento dos votos expressos contra 47,74 porcento do seu principal rival, Nana Akufo-Addo.

A explosão do gasoduto de Aboadze provocou a morte de dois engenheiros e interrompeu as obras deste empreendimento concebido para utilizar o gás proveniente da Nigéria a fim de aumentar a produção de eletricidade no Gana.

-0- PANA MO/VAO/ASA/TBM/SOC/MAR/DD 14dez2012