Agência Panafricana de Notícias

Presidente em exercício da CEDEAO visita países afetados por Ébola

Accra, Gana (PANA) - O presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e chefe de Estado ganense, John Dramani Mahama, desloca-se esta segunda-feira à Libéria, à Serra Leoa e à Guiné Conakry, países da sub-região mais afetados pela Doença do Vírus de Ébola (DVE).

Segundo um comunicado oficial divulgado segunda-feira em Accra, esta visita de 24 horas deverá permitir ao Presidente Mahama reunir-se com os seus homólogos destes três países sobre as intervenções disponíveis ao nível sub-regional e internacional para os ajudar a conter e gerir esta epidemia mortal que já matou mais de duas mil pessoas nestes territórios.

A Nigéria, um outro país flagelado pela DVE, registou oito mortos mas conseguiu conter esta patologia.

Segundo o comunicado, face à decisão de alguns países e de algumas companhias aéreas de suspender seus voos com destino a estes três países, o Presidente Mahama lidera uma campanha que denuncia o isolamento internacional destes, dificultando o acesso dos socorros e a assistência humanitária às pessoas infetadas.

Decidiu igualmente colaborar com as Nações Unidas para a instauração dum centro internacional de logística para servir de plataforma na luta contra o vírus de Ébola na sub-região.

O comunicado precisa igualmente que o Presidente Mahama deverá, em nome do Governo e do povo do Gana, doar produtos fabricados no seu país a cada país visitado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) preveniu que o número de casos de Ebola devia aumentar advogando por isso uma ajuda da comunidade internacional para remediar a doença.

-0- PANA MA/SEG/NFB/JSG/MAR/DD 15set2014