Agência Panafricana de Notícias

Presidente egípcio presente em exéquias militares para Boutros Boutros Gali

Cidade do Cairo, Egito (PANA) – O Presidente egípcio, Abdel Fattah Al-Sissi, assistiu quinta-feira, no Cairo, às exéquias militares, com grande pompa, em homenagem ao ex-Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), Boutros Boutros-Ghali, falecido, terça-feira última, 16 de fevereiro de 2016, aos 94 anos de idade, soube-se de fonte oficial no Cairo.

Estiveram presentes nestas exéquias, ao lado do Presidente Abdel Fattah Al-Sissi, várias personalidades, das quais Cheikh Ahmed Al-Tayeb, grande imame de Al-Azhar, prestigiosa instituição do Islão sunita e o papa copta Tawadros II.

Grande conhecedor das relações internacionais, Boutros Gali foi o primeiro africano a ocupar o prestigioso posto de SG da ONU, de 1992 a 1996, tendo sido, logo depois, nomeado primeiro secretário-geral da Francofonia, de 1997 a 2002.

Eleito com euforia no fim da Guerra Fria e após a guerra do Golfo, o diplomata egípcio fazia face a sérias crises, nomeadamente conflitos na então Jugoslávia, na Somália e no Médio Oriente, bem como o genocídio no Rwanda de 1994, que fez mais de 800 mil mortos.

-0- PANA AD/IN/IS/FK/DD 19fev2016