Agência Panafricana de Notícias

Presidente do Quénia deplora morte de Mugabe

 

Nairobi, Quénia (PANA)- O Presidente queniano, Uhuru Kenyata, deplora a morte do antigo Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, "um homem de Estado perspicaz, cuja tenacidade determinou o destino político de África".

"As palavras não podem traduzir a amplitude  desta perda, porque o antigo Presidente Mugabe era um homem de Estado perspicaz, um combatente pela liberdade e um pan-africanista que desempenhou um grande papel na formulação dos interesses do continente africano”, escreveu sexta-feira o Presidente Kenyatta na sua mensagem de condolências depois da morte deste último.

Para o Presidente Kenyatta, o continente africano vai lembrar-se do Presidente Mugabe como dum homem corajoso que nunca tinha medo de lutar por aquilo em que acreditava, mesmo que fosse pouco comum.

"Em nome do Governo e do povo da República do Quénia e em meu nome próprio, apresento as minhas condolências mais sinceras ao Governo e povo da República do Zimbabwe", escreveu o Presidente Kenyatta.

O chefe do Estado queniano apresentou igualmente as suas condolências à família, aos parentes de Mugabe e ao povo do Zimbabwe a que, durante anos, serviu com determinação e dedicação.

O Presidente Mugabe deixou uma rica herança, mas as reações ao anúncio da sua morte são mitigadas pelos seus detratores que ocuparam as redes sociais para deplorarem a sua morte, mas igualmente criticarem o seu legado contrastado.

Alex Owiti, um publicista queniano, critica a filosofia ocidental errónea que manchou a imagem do Presidente Mugabe.

"A cultura e o imperialismo dos média ocidentais mancharam desvirtuaram a real história de África. O que aprendemos na escola é uma história deformada”, disse Owiti.

"Esperamos por ver a imprensa ocidental  diabolizar Mugabe como um dos “piores dirigentes africanos”, que, na realidade, lutou pelo seu continente.

A manipulação social e a conspiração mundial roubaram a África a sua verdadeira dignidade. Vivemos na mentira, indignou-se.

O anúncio da passamento físico de Mugabe foi feito nesta sexta-feira de manhã pelo Presidente zimbabweano, Emmerson Mnangagwa.

"É com uma grande tristeza que anuncio a morte do pai fundador e antigo chefe do Estado do Zimbabwe, o camarada Robert Mugabe”, lê-se no seu tweet desta sexta-feira de manhã.

Na sua mensagem, Mnangagwa destaca que Mugabe foi "um ícone da libertação, um pan-africanista dedicado, durante a sua vida toda, à emancipação do seu povo", e que "a sua contribuição para a história da nossa nação e do nosso continente nunca será esquecida".

"Que a sua alma descanse em paz”, concluiu o sucessor de Mugabe.

-0- PANA AO/MA/NFB/JSG/MAR/DD 06set2019